O exercício aeróbico melhora a aprendizagem?
- Thaís Monteiro Salán

- 7 de mar de 2017
- 3 min de leitura

Como mãe e psiquiatra da Infância, a aprendizagem é uma das áreas que mais me fascinam. Primeiro, porque uma criança que aprende bem na escola tende a se desenvolver melhor emocionalmente (com impacto em uma vida inteira). Segundo, porque acredito que o aprendizado tem poder terapêutico. Ou seja, estudar como o cérebro (e nós é claro) aprende nos leva a melhorar a forma como ensinamos e também a encontrar alternativas no tratamento de crianças ou adultos que tenham algum tipo de dificuldade maior como no autismo, no Transtorno de Défcit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ou até que tenham perdido alguma habilidade (como em acidentes com sequelas neurológicas, por exemplo).
Eu mesma percebo em mim, nos meus filhos e até nos meus pais um funcionamento cognitivo e emocional melhor depois do exercício. Em casa, meu marido já me mandou “vai correr, por favor! (é, eu devia estar insuportável, rs). O exercício aeróbico já é há muito tempo associado a melhoras na saúde cardiovascular e musculoesqueléticas, já o seu efeito positivo no cérebro tem recentemente ganhado mais destaque.
Um grupo de pesquisadores canadenses tem focado seus estudos no impacto que o exercício físico teria na aprendizagem e na neuroplasticidade. E os resultados não podiam ser mais promissores! Os pesquisadores buscam determinar se exercício aeróbio poderia trazer benefícios cognitivos a longo prazo, associado à memória. Achados iniciais mostram que a atividade física realizada antes de memorizar uma lista de palavras, pode melhorar a sua capacidade em reter a informação por vários dias. Ou seja aqueles que lêem a lista após 20 minutos de exercício aeróbico vigoroso, consegue evocar um maior número de palavras, mesmo dias após tê-las lido.
Na revista Medicine & Science in Sports & Exercise de dezembro de 2016 o grupo publicou o artigo Does Exercising Before Practice Improve Skill Learning? (Exercitar-se antes da aula melhora a aprendizagem?). Nesse estudo eles avaliaram o impacto do exercício aeróbico em um outro tipo de memória, não a verbal (lista de palavras) mas a memória motora, que é mais complexa, pois exige lembrar COMO se executa “tal movimento” (seria lembrar não só um fato ou palavra, mas vários movimentos em uma sequência determinada). No estudo, um grupo de 16 adultos saudáveis teve que aprender novos movimentos em 2 condições: após 20 minutos de repouso, e após 20 minutos de atividade aeróbica. Percebeu-se que a qualidade da execução do exercício em si não mudou quando comparadas as 2 condições. Porém o que mudou foi a capacidade das pessoas em lembrar a sequência dos movimentos mesmo 24h após o estímulo. Os movimentos que foram ensinados após a atividade física aeróbica de curta duração foram consistentemente melhor recordados do que os movimentos ensinados após repouso.
Portanto, os resultados demonstram que que o exercício aeróbico traz muito mais que um corpo saudável (ou sarado), ele é capaz de promover efeitos benéficos comportamentais a longo prazo, que contribuem para os processos de aprendizagem e de memória. Isso nos mostra que cada vez mais devemos investir no esporte em todos os momentos da nossa vida, desde a infância até a 3a idade, pois os achados trazem caminhos para melhorar a aprendizagem não só no contexto escolar e do esporte, mas também no da reabilitação.
E aí, bora tentar? Bons treinos!
Fonte: High-Intensity Aerobic Exercise Enhances Motor Memory Retrieval Medicine & Science in Sports & Exercise:
December 2016 - Volume 48 - Issue 12 - p 2477–2486



Comentários