top of page

O que dizem as camisetas? E por que?

CAMISETAS E PERFORMANCE No final de dezembro passado fui fazer um longão no Ibirapuera sob um calor infernal, tinha sensação de que o treino não estava fluindo e cheguei a pensar em desistir e tentar outro dia. Claro que como todo corredor, desistir é muito difícil, mesmo que de um treino (tá, é algo que eu tenho que trabalhar, admito). Mas foi sob essa exaustão que eu comecei a observar o que diziam as camisetas dos demais corredores com os quais eu cruzava: “Do it!” “Never Give up!” “Só mais 1k”... Bom, resumindo eu concluí o treino proposto e a sensação foi de vitória. No mesmo dia passei na @vivianbogusfitness e comprei minha pulseira “Aquece e vai” que eu já postei aqui no Insta.


ree

Tenho certeza que evocar para mim mesma cada uma dessas frases teve uma bela contribuição para superar o cansaço que é comum em treinos mais longos. E quem aí que se exercita e nunca usou uma camiseta com frases de efeito como as acima levante a mão 🙋🏻. Pois é, e sabe o que eu descobri?! Cientificamente elas são mais do que “fazer tipo”, elas podem influenciar o seu DESEMPENHO físico e COGNITIVO!!! (como aconteceu comigo). Pelo menos é o que diz um artigo da Revista Medicine and Science in Sports and Exercise deste mês. Tá, o artigo não fala das camisetas em si, mas de conversar consigo mesmo usando frases motivacionais, como as que as estampam e que cada vez mais vestem os esportistas. Essa prática recebe o nome de “motivational self talk”. Pesquisando sobre MOTIVATIONAL SELF-TALK encontrei outros artigos que abordavam a mesma questão e em linhas gerais muitos deles apontam benefícios para atletas amadores, em exercícios tipo endurance (de resistência, longos).

O que mais me surpreendeu nesse último artigo em questão é que eles avaliaram não só a parte física, mas também a cognitiva dos atletas (ou seja, o raciocínio), e demonstraram que essa prática é efetiva em alterar o controle psicofisiológico do exercício. Bom, de agora em diante essas frases terão muuuuito mais significado para mim (seja em camisetas, pulseiras, pingentes). Acho até que as usarei no endurance da vida fora das pistas

 
 
 

Comentários


bottom of page