top of page

VAMOS SAIR DA ZONA DE CONFORTO !!!


ree

Hoje a história é sobre minha primeira corrida de rua. No início corria somente na esteira, quando minha irmã me convidou para a primeira Nike 10K, aceitei sem hesitar!!! A novidade de correr uma prova era ao mesmo tempo estimulante, mas também motivo de ansiedade, tanto que conforme a data se aproximava, batia um arrependimento por ter me comprometido a ir. Muitos pontos me tiravam da minha ZONA DE CONFORTO: nunca tinha corrido tanto sem parar, tinha que me organizar, viajar para SP, correr cedo e em seguida voltar para Taubaté (onde morava e cursava faculdade medicina).

Lembro até de ter proposto para a minha irmã que pegássemos o famoso “Kit”, voltar com a camiseta em mãos e pronto! Afinal, ninguém precisaria saber que não teríamos corrido, rs. Claro que ela não aceitou e no fim das contas nós fomos e corremos. Eu completei minha primeira prova de 10k em 1h e 10min. A sensação de superação, de meta/desafio cumprido, de vitória (pessoal) foi demais!

Desde então a corrida entrou de vez na minha vida, cada época com novas e diferentes metas. Anos mais tarde, enquanto eu preparava uma aula que daria sobre ANSIEDADE X APRENDIZAGEM, me deparei com a imagem acima e apliquei a idéia para os meus treinos: sempre que tenho uma nova meta, mudo meu treino, vou para um lugar diferente, eu saio da minha ZONA DE CONFORTO (zero anisiedade) e entro na ZONA DE APRENDIZAGEM (um pouco de ansiedade, não é confortável, mas é tolerável).

Uma vez que o obstáculo seja superado, aquilo passa a fazer parte do meu repertório e eu retorno à ZONA DE CONFORTO. Quando estão em cena mudanças demais, eu posso entrar na ZONA DE PÂNICO (ansiedade não saudável) e de repente não querer tentar novamente, mas com isso também não aprenderei.

Percebi que conforme eu transito entre as ZONAS DE APRENDIZAGEM e a DE CONFORTO, fico mais confiante e a ZONA DE PÂNICO, mais distante. Minha sugestão: repense suas experiências sob essa óptica, pode ser bem produtivo. E que venham novos desafios!!!

 
 
 

Comentários


bottom of page